segunda-feira, 5 de julho de 2010

Olhar o mundo com olhos de ver

Sentada, da minha varanda vejo o amanhecer, o negro azul a ficar celeste e os raios brilhantes a aparecerem.
Ouço o cuco piar, tal como os pardais. Ouço o fustigar do vento nas árvores.
Aproximo-me de uma flor, e sinto a textura sedosa de uma pétala.
Inspiro o ar matinal e é como renascer. O cheiro doce a relva cortada, a rosas acabadas de florescer.
E enquanto aprecio esta paisagem vou saboreando o meu pequeno almoço, tomando atenção ao seu gosto.
Talvez se perguntem o porquê de tanta atenção da minha parte.
Deve-se a algo muito simples.
Todos os dias nos levantamos,vestimo-nos, tomamos o pequeno almoço, vemos pessoas que conhecemos, passamos o dia a fazer coisas a que estamos habituados, e no entanto não lhes prestamos a devida atenção.
Somos máquinas, programados por uma sociedade.
Hoje decidi ser pessoa, e apreciar o mundo com todos os sentidos que me deram.
Sim, eu posso ver, ouvir, sentir, cheirar e saborear. E imagino que sem um destes sentidos eu entraria em revolta comigo mesma.
Imaginam o que é não ver? Não absorver um por do sol? Ou uma paisagem do cimo da montanha?
Ou ouvir? Ver os outros mexerem os lábios e não ouvir o som? Não ouvir a nossa música preferida? Não ouvir o rufar das ondas do mar a bater no esporão?
E sentir? O que seria de mim se não pudesse sentir o carinho de uma festa na cara? Ou não sentir uma mão especial a agarrar a minha?
Oh e cheirar? cheirar o doce aroma da minha mãe? Cheirar o perfume de uma rosa?
Ahh e por fim saborear! Viver uma vida inteira sem saber o que é o sabor do chocolate? Ou não ter uma comida preferida porque nenhuma sabe melhor que outra?
Já se imaginaram a viver com estas restrições?
E se vivem alguma delas os outros sentidos não vos são fundamentais?
Por isso digo, hoje vou ser pessoa em vez de máquina e saborear cada momento do dia, pois ninguém sabe se um dia algum dos meus 5 sentidos me vai falhar.

SR

Sem comentários: